segunda-feira, 22 de abril de 2013

TRAIRÃO TEM PREJUIZOS COM AS FORTES CHUVAS DO FIM DE SEMANA.
Todos os anos é a mesma coisa na época das chuvas. As regiões urbanas das cidades enfrentam as enchentes que desabrigam pessoas, normalmente os maiores prejudicados são as pessoas pobres que não possuem condições seguras e ideais de moradias.
As enchentes são calamidades naturais ou não que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar resultando em transbordamentos. E no último fim de semana isso ocorreu em Trairão com a enchente do rio de mesmo nome, devido a forte chuva na madrugada de sábado pra domingo, o que provocou alagamento em diversos pontos da cidade e em algumas vicinais do interior, como a vicinal da Batata que ficou isolada devido as águas do rio Trairão terem passado por sobre a ponte.  As enchentes além do transtorno causado a população, afeta também a saúde dos atingidos e causam danos ao patrimônio, em decorrência do efeito direto das inundações.
A prefeitura de Trairão através da Defesa Civil trabalhou durante a noite de domingo (21), dando todo o suporte necessário aos atingidos pelas chuvas, os serviços de apoio aos vitimados pela enchente foi acompanhado a noite pelo BLOG TRAIRAO EM DESTAQUE e pelo vereador do PMDB Antonio Leocádio, na segunda-feira (22), pela manha os serviços foram acompanhados pelos já citados acima e pelo Prefeito Municipal Danilo Miranda, pela Secretária de promoção Social, Maria da Conceição popular (Concita) e pelo PORTAL TRAIRENSE. Segundo o Coordenador de Defesa Civil do município de trairão Roberto Machado, só na área urbana cerca de 150 famílias foram atingidas e 50 ficaram desalojadas, os atingidos receberam alimentação e abrigos, uma vez que uma grande maioria perdeu boa parte dos seus pertences pessoais e imobiliário. A Defesa Civil junto a Secretaria de Assistência Social fez o cadastramento das famílias atingidas para que possam assim ser assistidas junto aos órgãos competentes, da esfera Federal e estadual. As chuvas deixaram ainda um grande prejuízo para a infraestrutura da cidade, que ficou com as ruas totalmente esburacadas e com as vicinais em péssimas condições de tráfego.
As enchentes, nos dias de hoje, são resultado de um longo processo de modificação e desestabilização da natureza por forças humanas. Antigamente, as várzeas (margens dos rios) faziam o controle natural da água. O solo ribeirinho era preparado para ser inundado nas épocas de cheia, absorvia boa parte da água que transbordava e utilizava seus nutrientes. Hoje, quase todas as várzeas nas áreas urbanas se encontram ocupadas, caso ocorrido em Trairão uma vez que o povo fazem suas construções as margens dos rios e igarapés ocupando a sim suas vazões. ASCON- POR VALDINEI CORDEIRO.
Das dificuldades que uma enchente provoca podemos destacar:
Perda de materiais, objetos e móveis encharcados ou arrastados pelas águas.
Contaminação da água por produtos tóxicos.
Contaminação da água com agentes patológicos que provocam doenças como amebíase, cólera, febre amarela, hepatite A, malária, poliomielite, salmonelose, teníase, leptospirose, entre outras.
Contaminação de alimentos pelos mesmos agentes patológicos acima citados.
.                                       








Nenhum comentário:

Postar um comentário