sábado, 4 de maio de 2013

José Colares Secretário de Meio Ambiente do Pará toma microfone da mão do presidente da Câmara de Itaituba

O secretário José Colares ouviu calado, uma enxurrada de críticas contra o governo do Estado, o qual ele representava na ocasião da audiência publica. Vinha bombardeio de todos os lados.


O presidente da Câmara de Itaituba, vereador Wescley Tomaz foi anunciado como o próximo orador a usar o microfone. Ele começou citando que o pai da prefeita Eliene Nunes foi garimpeiro. Em seguida disse que Itaituba pedia socorro ao governo do Estado. Quando Wescley perguntou ao titular da SEMA, se ele vestiria a camisa da campanha pela legalização do garimpo, que muita gente estava usando no local, José Colares levantou-se rapidamente, tomando o microfone da mão do vereador.

Wescley ainda tentou pegar o microfone de volta, mas, o secretário estava visivelmente irritado e não soltou o equipamento por nada, indo até o fim, dizendo tudo que estava entalado em sua garganta. "Eu não vim aqui para fazer proselitismo político. Eu já vim seis vezes a esta região desde que assumi. Estou aqui para conversar. Zé Geraldo, Puty e Raulien, se vocês aplaudirem o que está acontecendo, - referindo-se ao modo como continua sendo feita a garimpagem - vocês estarão apoiando quem comete esse crime" afirmou o secretário.

Ele continuou, dizendo que o Decreto 704/2013 não proíbe a garimpagem, e que não era governador, nem deputado algum quem estava dizendo, mas, ele. Disse que não vai liberar uma só draga no Rio Tapajós, se a cooperativa que representa os donos delas não cumprir todas as exigências.

Uma notícia que todos os presentes esperavam de ouvir foi dada pelo secretário José Colares: Trata-se da implantação de uma representação da SEMA em Itaituba, em condições de fazer o trabalho que se espera do órgão. Ele foi bastante aplaudido depois desse anúncio.

"O decreto não vai ser revogado, porque ele não proíbe a garimpagem. Eu não sou maluco de mandar parar essa atividade vital para a economia desta região. Podem continuar nos baixões, nos grotões. Vamos fazer juntos a legalização da garimpagem.


Muitos aqui aproveitaram a oportunidade para, agora, se identificarem com os garimpeiros. Não adiante ficar com discursos demagógicos. Depois, os deputados voltarão para Belém e para Brasília e se esquecerão disso. Nós, que vamos ficar aqui é que temos discutir a maneira de regularizar a garimpagem", finalizou o secretário de meio Ambiente, José Colares.

Vadinei Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário