quinta-feira, 16 de maio de 2013

Coordenador regional do SEBRAE debate com produtores e parlamentares trairenses, a criação do SIM,em Trairão.

Durante o “Café Legal” oferecido aos empresários e comerciantes pela Prefeitura de Trairão em parceria com o SEBRAE e apoio da Câmara Municipal, o chefe do órgão em Itaituba, Senhor Lira, teve uma breve conversa com produtores Trairenses e também alguns parlamentares. Na oportunidade, o assunto em pauta foi possibilidade da criação e implantação da lei do SIM (SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL) que tem como objetivo facilitar e formalizar o comércio dos produtos de origem animal, tais como leite e seus derivados (coalhada, queijos, doce, iogurtes etc.), mel, ovos, carnes e pescados, de forma saudável e sem riscos a saúde pública.
A importância da inspeção desses produtos se deve ao controle na higiene e nas possíveis doenças que possam ser transmitidas ao homem, como brucelose, tuberculose, doenças gastrointestinais entre outras.
Cabe destacar que o serviço de inspeção municipal não atuaria como órgão de fiscalização, e sim na orientação e assessoramento técnico ao produtor para que esse se adeque as legislações sanitárias, e as exigências do mercado consumidor, melhorando assim a qualidade de seu produto e conseguindo se inserir no comércio de forma legal.
Participaram da reunião os edis, Antonio Leocádio, Valdon, Frank e Pedro do Cacau, além do Vice-Prefeito, Iziquiel Gomes, todos demonstraram aderir à criação do SIM, foram enfáticos nas declarações de apoio aos produtores e, que, se é para melhorar qualidade dos produtos de nosso Município, a lei Municipal do SIM poderá e deverá ser sim criada. 

Para esclarecimentos:
SIM: serviço de inspeção Municipal inspeciona o comércio dos produtos de origem animal no município de origem.
SISP: serviço de inspeção Estadual inspeciona o comércio dos produtos de origem animal no Estado de origem do produto.
SIF: serviço de inspeção Federal inspeciona o comércio dos produtos de origem animal em território Nacional.
Os produtos inspecionados ganham um selo de aprovado, número de registro e informações pertinentes ao consumidor e ao mercado atacadista.
Fonte portal trairense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário