sábado, 4 de maio de 2013

Garimpeiros da região do Tapajós participam de audiência pública em Itaituba.
O secretário de Estado de meio Ambiente (Sema), José Alberto Colares, reuniu-se nesta sexta feira, 3, no município de Itaituba, região do Tapajós, com representantes do setor mineral para discutir o Decreto 174,  assinado pelo Governador Simão Jatene, em abril, que proibiu a utilização de dragas e pás carregadeiras no leito do rio Tapajós.
Secretario Estadual de Meio Ambiente
Além da prefeita de Itaituba, Eliene Nunes, também participaram da reunião os prefeitos de Jacareacanga e Trairão, o presidente da Câmara de Vereadores de ibt, Wescley Tomaz; representantes da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Cripurizão (Comidec), da Cooperativa de Ouro (Coopouro) e da Cooperativa dos Garimpeiros da Amazônia (Coogam).
O decreto 174, que visa à regularização da atividade garimpeira no rio Tapajós, motivou uma audiência pública solicitada pela classe garimpeira, que pretende debater a legalização da atividade, responsável por 80% da economia da região. “Estamos fazendo um pacto de organização. Um pacto em que o garimpeiro possa organizar sua lavra dentro da lei”, afirmou o presidente do Conselho Nacional dos Garimpeiros, José Alves.
Segundo Alves, as dragas chegam a gerar R$ 45 milhões por ano e a consumir R$ 33 milhões em litros de diesel. Para a prefeita, a oportunidade é histórica. “Este momento é ímpar, pois é a primeira vez que o Estado se propõe a conversar com o garimpeiro”, disse. A audiência pública para discutir o decreto 174 ocorreu nesta sexta-feira, 3, nas dependências do ginásio municipal, teve início às 14h. Existiveram presentes cerca de  quatro mil pessoas no evento, entre garimpeiros de Santarém, Jacareacanga, Trairão, Aveiro, Novo Progresso, Rurópolis e até do Mato Grosso, que confirmaram presença.
Centenas de pessoas se fizeram presente na audiência, o ginásio ficou lotado, vários políticos compareceram na audiência, entre eles Deputados federais, Estaduais e vereadores dos municípios citados a cima, de Trairão estiveram presentes os vereadores Antonio Leocádio, Aridelson de Almeida e Antonio Carlos Coelho de Moura ( Toinho) ambos do PMDB, os garimpeiros cobraram uma explicação do Secretario do Meio Ambiente do estado, que em seu pronunciamento, disse que, o decreto não proíbe a garimpagem na região.
Todos deputados estaduais e federais se pronunciaram, mas na hora do pronunciamento do Deputado Federal Dudimar Paxiuba, o mesmo foi vaiado por mais de três minutos, ele não consegui falar, quando tentava iniciar seu discurso, as vaias tomavam conta do ginásio, os garimpeiros acusam Dudimar de ser o grande causador de varias fiscalizações e operações na região garimpeiro. O presidente da Câmara de Itaituba pediu para que os presentes deixassem Dudimar falar, mas ninguém deu ouvido ao presidente e as vaias continuaram. Dudimar só pode falar um pouquinho quando o empresário João Delube pediu que parecem coma as vaias, para Dudimar falar, mas não foi por muito tempo.
                                                                
Deputado federal Dudiomar Paxiuba.
A reunião tem continuidade neste sábado onde representantes da classe garimpeira e políticos da região irão discutir juntos ao representante do Governo do Estado, propostas que facilite a legalisação garimpeira na região.
Por Valdinei Cordeiro.









Nenhum comentário:

Postar um comentário