terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Morais Almeida: Santarém-Cuiabá está com 10km de engarrafamento

Desde o início da noite do último domingo (14), a rodovia BR-163, a Santarém-Cuiabá, está interditada no trecho da comunidade Moraes Almeida, município de Itaituba, sudoeste do Pará.
Os moradores da comunidade pedem a implantação do fornecimento de energia elétrica no local. Semanas atrás, outro protesto pedindo energia elétrica já havia ocorrido em outra comunidade.

Os manifestantes prometem sair do local somente após uma posição concreta sobre a instalação da rede elétrica na comunidade. O tráfego foi bloqueado com caminhões, carretas e madeira. O engarrafamento nos dois sentidos da via já atingiria cerca de 10 km.

O caso
A etapa 9 do Projeto "Luz para Todos" previa a instalação de energia elétrica à população da Região Transgarimpeira compreendida entre as localidades de Moraes Almeida até o Crepurizão (uma extensão de 200 km). Pólo de atividade mineral predominante, a região onde moram mais de 5 mil famílias, vive da extração de ouro.
Em 2015, a comissão foi até o Ministério das Minas e Energias em Brasília e ao Comitê Gestor da CELPA que garantiram que o projeto seria executado, entretanto, agora ficaram sabendo que foi extinto, e esse trecho retirado da pauta. "Eles vão nos deixar no escuro, e incluíram outro trecho denominado Tranche A e B que não passa por aqui", informou um dos líderes da manifestação, Wescley Tomáz.
Em nota, a Celpa informou que iniciará o levantamento da área em 30 dias a fim de identificar a demanda local e a partir do levantamento será elaborado um plano de obras para ser aprovado pelo Governo Federal. No entanto, ainda não há previsão para as comunidades serem atendidas. 
A Celpa informou ainda que cabe ao Comitê Gestor Estadual a priorização das obras do Programa Luz Para Todos. O órgão é instituído por lei para este fim e formado por diversas instituições, inclusive pelo Governo Federal. Cabe a Celpa apenas a execução das obras já priorizadas.
(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário