quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

RODOVIA CUIABÁ SANTARÉM INTRAFEGÁVEL EM TRAIRÃO.


Lama, chuva, filas quilométricas, fome, sofrimento abandono, esse é o lado negro da BR-163 neste período de inverno, veia por onde corre maior parte da produção de grãos do Brasil. A pavimentação total desta via até Santarém, sem prazo para conclusão, esta abandonada no trecho que corresponde ao território do município de Trairão, além de prejudicar o escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro e tirar a sobrecarga dos portos de Paranaguá e Santos, o fechamento da Rodovia Cuiabá Santarém com os intermináveis atoleiros causam filas dupla de carretas, ônibus, micro ônibus D20 caminhões impossibilitando a passagem do transporte escolar municipal e a passagem de ambulâncias com doentes que precisam chegar ate do município trairão.
A BR-163 é uma rodovia longitudinal do Brasil. Tem 3467 km de extensão, sendo quase 1000 km não asfaltados. Liga Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, a Santarém, no Pará.É uma rodovia que integra o Sul ao Centro Oeste e Norte do Brasil. É asfaltada até Mato Grosso, na cidade de Guarantã do Norte, a 728 km da capital Cuiabá, no extremo norte do estado. Daí, sentido Santarém, PA, são 1010 km de estradas de chão com alguns trechos em fase de asfaltamento. A rodovia possui fundamental importância para o escoamento da produção da parte paraense da região Norte, da região Centro-Oeste do Brasil.


Em visita ao trecho em que esta intrafegável devido aos atoleiros, pude acompanhar o sofrimento de passageiros e motoristas que estão isolados à mais de cinco dias sem sair do lugar, pessoas doentes, com fome e fazendo apelo para o BEC, corpo de Bombeiros e DNIT, na esperança de receberem algum tipo de assistência.
Por valdinei Cordeiro.





















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