sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Anac e Ibama apreendem aeronave em Novo Progresso

A Operação Voo Seguro, já realizada em outras regiões do País, é uma iniciativa da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), periódica e regional que, por meio da fiscalização da habilitação de tripulantes, do respeito às regras de tráfego aéreo e da condição de aeronavegabilidade das respectivas aeronaves, visa a aprimorar a cultura de Segurança Operacional e a doutrina de voo na Aviação Geral.


Além de servidores da ANAC, Policia Militar e agentes do Ibama, participaram desta operação em Novo Progresso. Representando a prefeitura de Novo Progresso o Secretario de indústria, Comércio e trânsito  João Garimpeiro acompanhou a operação como responsável pelo aeroporto, mais pouco pode fazer por ter várias irregularidades nas aeronaves.

A ação foi apoiada por equipamentos com meios de comunicação, terminais de radar e acesso a sistemas informatizados para consulta da situação de tripulantes e aeronaves. Além de verificar as aeronaves, o aeroporto passou por vistoria.

Após mais de 20 abordagens, os inspetores da ANAC lavraram 7  Notificações de Condição Irregular de Aeronaves (NCIA) e ficaram apreendidas no pátio do aeroporto até regularização. As aeronaves apreendidas , tem um prazo para regularização , vencido prazo   será aplicada a pena de perdimento mediante o devido processo legal.

A aeronave  de prefixo  “PT-ILL” foi presa por crime ambiental, no interior da aeronave foi encontrado ouro e peixe sem documentação, aeronave foi removida até  a sede o Ibama em Novo Progresso. O Proprietário não se encontrava no local no momento da apreensão. Foi necessário montar uma operação especial para transportar aeronave até o pátio do Ibama, a rodovia BR-163 no perímetro urbano foi fechada pela Policia Militar, um helicóptero acompanhou todo o trajeto.

A aeronave do empresário Valmir Clímaco pousou no momento da fiscalização, segundo a vistoria feita no local a de prefixo PR-LHP  estava com extintor vencido irregular , o radar também estava com problemas, após emprestar um extintor foi liberada para voo e notificada para o prazo de dois 2 dias para se regularização.

ANAC  considera a Operação Voo Seguro  um importante passo no sentido da maior integração das ações dos órgãos públicos responsáveis pela fiscalização do tráfego aéreo na Região Amazônica..

Nenhum comentário:

Postar um comentário