sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Professores de Itaituba entram em greve depois de manifestação

Depois de várias reuniões entre SINTEPP e SEMED sem chegar a um consenso na manhã desta quinta feira, 19, os professores da rede municipal de ensino de Itaituba no oeste do estado, realizaram uma manifestação, pedindo um reajuste salarial inicialmente de 25% e mais condições de trabalho para a categoria.

Dezenas de professores se concentraram na sede do SINTEPP, com faixas, cartazes, nariz de palhaço, usando camisas de cor preta e acompanhados de um carro de som os trabalhadores da educação de Itaituba saíram em passeata pela transamazônica ate a Secretaria Municipal de Educação. Já em frente à SEMED os trabalhadores gritavam palavras de ordem “SINTEPP SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA, NOSSA VÓS...” e usando um carro de som pediam mais valorização para a categoria. Os professores querem saber quanto à secretaria recebe? Em que gasta? Como gasta? 
A SEMED já sabendo da manifestação acionou o seu mecanismo de defesa, deixou um carro de som muito mais potente do que estava sendo usado pelos professores em frente à secretaria para a qualquer momento ser ligado. A secretária de Educação (Usalda de Miranda) não fugiu da manifestação, desceu de seu gabinete e acompanhou tudo de perto juntamente com outros funcionários da secretaria, inclusive alguns que faziam parte do SINTEPP em manifestações de outras administrações.
Depois de aproximadamente 20 minutos de manifestação em frente à secretaria uma comissão de professores do SINTEPP foi recebida pela secretária para discutir mais uma vez a possibilidade de um aumento salarial. Os professores queriam uma proposta para a categoria, mas a secretária disse que será dado 5.8% para os professores do ensino médio para equiparar o piso salarial a nível federal. 
Por sua vez os professores não aceitaram, porque, segundo eles o aumento será para poucos e não para a categoria. Mais uma reunião que não deu o resultado esperado e os professores deixaram a secretaria sem chegar a um acordo. Todos retornaram a sede do SINTEPP e deliberaram que a categoria sai do estado de greve para a greve.  



Fonte: Junior Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário