Polícia Civil desarticula esquema para tráfico de drogas na operação Ciclone em Itaituba
A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira, 24, cinco pessoas acusadas de envolvimento em um esquema para o tráfico de drogas, em Itaituba, sudoeste paraense.
Fabiana dos Santos, 30 anos; Edson Reis, 48; Jafren da Silva Almeida, 27; Romário Vieira Alves, 23, e Ronaldo Vieira de Jesus Moura, 35, de apelido "Bombado", foram presos durante a operação Ciclone, coordenada pela Superintendência da Região Integrada de Segurança Pública do Tapajós. Com eles, foram apreendidos R$ 10 mil em dinheiro, nove televisores, três motos, dois carros, aparelhos celulares e diversos aparelhos eletroeletrônicos, como notebook e telefone celular.
A ação policial foi deflagrada, por volta de 6 horas da manhã, sob coordenação do superintendente do Tapajós, delegado Jardel Guimarães, e do diretor da Seccional de Itaituba, delegado José Dias Bezerra. Ao todo, 35 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, da região do Tapajós, participaram da operação com uso de sete viaturas policiais para se deslocarem, de forma simultânea, aos bairros Vitória Régia, Piracanã, Santo Antônio e Centro, para dar cumprimento a 10 mandados de prisão e de busca e apreensão.
Os cinco presos estão com mandados de prisão temporária expedidos pelo juiz criminal da comarca de Itaituba, Sidney Pomar Falcão. Os presos já respondem processos criminais por tráfico de drogas. Outras cinco pessoas estão foragidas. Segundo o delegado José Bezerra, a operação foi executada com sucesso. "Outras diligências ainda serão realizadas para prender os cinco foragidos, que estão com os mandados de prisão expedidos", detalha. O policial civil esclarece também que as investigações já aconteciam havia mais de cinco meses.
O delegado Jardel Guimarães explicou que, no curso das investigações, foi apurado que presidiários comandavam esquemas de tráfico de drogas, a partir do presídio. O objetivo era fazer com que os traficantes, do lado de fora da cadeia, comprassem drogas que seriam consumidas pelos presidiários no presídio. "Foi possível descobrir que as pessoas vendiam drogas fora da cadeia e que quem comandava o esquema estava no presídio", detalhou o delegado Jardel.
Ao longo dos cinco meses, a Polícia Civil mapeou 10 pontos de tráfico de drogas, conhecidas como "bocas-de-fumo", na zona urbana de Itaituba. O objetivo do trabalho foi descobrir os envolvidos no crime. Os presos foram encaminhados para a Cadeia Pública de Itaituba. As investigações continuam em atendimento às diretrizes do delegado-geral Rilmar Firmino de Sousa e do diretor de Polícia do Interior João Bosco Rodrigues.
Fonte: Junior Ribeiro e PC
Nenhum comentário:
Postar um comentário